Como está o varejo na era digital?

laptop and shopping bags, online shopping concept.

Muitas empresas acreditam que, precisam seguir “a moda” do digital, estar firmes e fortes disponíveis para o seu cliente em todas plataformas e canais possíveis, como por exemplo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, ter um aplicativo, e por aí vai…

A parte ruim não é estar presente em todos esses meios, pelo contrário, isso é ótimo, porém, de que adianta estar em dez canais e administrar apenas um ou dois?

De nada adianta estar onde o seu consumidor quer te ver, mas não ter o suporte e atendimento eficaz que ele espera, não é mesmo?

Para atuar em diversos canais, você precisa entender que cada um deles demanda um tipo de cuidado específico. Sem uma estratégia bem definida antes de colocar as ações em prática, talvez os seus perfis em algumas plataformas sejam só mais alguns na multidão, abandonados, e muitas vezes, não serão vistos nem pelos seus fiéis clientes. Sem um caminho traçado, a empresa se perde e o cliente também.

Além disso, precisamos sempre lembrar que o online e offline se complementam, ou seja, não podemos deixar nenhum de lado, nem trocar um pelo outro. A capacidade de união e transformação nesses meios, é o que torna as empresas grandes competidoras entre si.

Você precisa saber em que momento da vida seu cliente está, para abordá-lo da melhor forma. Saber o nome, a idade e o gênero já não é mais o suficiente.

No começo deste ano tive o prazer de estar presente na NRF, a maior Feira de Varejo do Mundo, e vou compartilhar aqui as principais dicas que trouxe de lá:

Faça o seu cliente viver a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço.

Aproveite a tecnologia para inovar sempre, facilitando o processo de compra do seu cliente, diminuindo o tempo e a jornada que ele precisa trilhar até ser dono do produto ou adquirir o serviço.

Tenha sempre em mãos um storytelling da sua marca, onde você consiga contar do início ao fim toda a história, dê ao consumidor uma experiência de imersão exclusiva.

“Hoje para ser visto é preciso estar presente em todos os lugares” é o que mais ouvimos por aí, concorda? Mas lembre-se que, isso só vale à pena se for com a estratégia traçada e seguida do início ao fim, caso contrário, seu produto estará em uma vitrine invisível.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando nas Redes Sociais: facebook, instagram e linkedin @grupoprojeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *